Páginas

01 outubro 2012

Entrevista com a fotografa Martha Sachser

Apresento a vocês nossa fotografa Martha Sachser (Nome de craque de futebol feminino a Martinha), mas ela bate um bolão é com as fotografias. A mineira deixou o Brasil a três anos para viver um vida fascinante em Nova York.
Confira a entrevista:

Fotojornaliana: Por que escolheu NY para vive?

Martha - Sempre sonhei morar em NY, acreditava que de uma maneira ou de outra a vida ia me trazer pra cá.  Tudo aqui me fascinava.  As luzes, os shows, a arquitetura, os inúmeros filmes e seriados assistidos! Gosto de cidade grande, de ver gente passando na rua, cada um com uma historia diferente e NY me passava a segurança e abertura pra fazer meus projetos pessoais e profissionais. Também gosto da calma, natureza, e aqui em NY também encontro isso. Amo morar aqui!



Fotojornaliana: Quando começou a fotografar?

Martha - Profissionalmente mesmo em 2010, quando tive certeza de que era o que eu queria fazer.Me joguei! Antes disso eu era só aquela amiga chata com uma câmera que tirava 1000 fotos de todos os ângulos possíveis!

Fotojornaliana: Qual dificuldade encontrada no começo da carreira?

Martha - Não sabia por onde começar e como começar.  Era tanta coisa pra aprender, aperfeiçoar que muitas vezes deu aquela frustração e sensação de que não ia conseguir. Senti dificuldade em encontrar pessoas na areá que gostassem de network com outros fotógrafos e vejo que hoje isso mudou bastante. Faço parte de varias comunidades que se ajudam muito trocando informações  fazendo encontros, etc. Está se tornando um mercado mais acolhedor para novos fotógrafos e mais unido a cada dia.

Fotojornaliana: E nos dias de hoje ainda encontra alguma dificuldade?

Martha Sachser 
Martha - Administração de tempo! Acho que todo fotografo tem aquela sensação de que eh uma profissão que não para nunca e consome um tempo incrível  Sempre tem algo mais que precisa da sua atenção  seja o design do álbum pra cliente, updates na pagina do facebook,e-mails, site, blog, contratos, revelações  equipamento, meetings,etc, etc, etc.... Ainda me pego administrando mal o meu tempo o que resulta em poucas noites de sono (editando!!) e pouco tempo pra vida pessoal. Mas dizem que reconhecer o problema e um meio  passo para soluciona-lo!!! haha. Então eu chego la!

Fotojornaliana: Tem outro emprego além da fotografia? No que trabalhava antes de ser fotografa?

Martha - Já fiz de tudo um pouco até descobrir que fotografia era a carreira que queria seguir! Hoje ainda Sou estudante de filme e mídia e estou estagiando em uma ONG por conta da faculdade.

Fotojornaliana: Fotografa de tudo ou tem alguma especialidade?

Martha - Casamentos e família. Mas fotografo muito eventos também. 

Martha Sachser 



Fotojornaliana: Como está o mercado fotográfico em NY?

Martha - E um mercado bem competitivo mas tem espaço para gente boa, sim! Aqui sempre tem algo novo acontecendo, gente chegando e gente indo embora...Não para! 




Fotojornaliana: Um(a) fotografo (a) que você se espelhe?

Martha - Vanessa Joy.

Fotojornaliana: Uma dica para quem está começando?

Martha - Não se comparar a outros fotógrafos.  Uma vez li que devemos apenas nos comparar a nos mesmos, ver onde começamos e onde estamos e queremos ir. E eh a mais pura verdade. Quando nos comparamos aos outros perdemos um tempo precioso que poderia ser gasto em descobrir seu próprio estilo, desenvolver suas próprias técnicas e criar algo só seu. Por mais que o mercado pareca estar saturado, você vai encontrar seu cliente ideal que gosta e respeita seu trabalho único.  Ah e! E praticar. MUITO. Workshops e livros especializados são uma das maneiras mais legais de aprender e aperfeiçoar.  Sem contar a internet, que tem inúmeros tutoriais super uteis!  Se joguem! 


Contato

      Um comentário: